03/09/10

Oxidação

A oxidação é um processo absolutamente natural.
Quase toda matéria está sujeita à oxidação. No corpo humano, por exemplo, o processo de combustão de oxigênio para transformação dos nutrientes em energia produz radicais livres (moléculas com número ímpar de elétrons) que roubam elétrons das células sadias, causando o envelhecimento celular.

Os metais nobres (ouro, prata, platina, paládio), por outro lado, são materiais resistentes à oxidação e corrosão e possuem grande maleabilidade e ductibilidade. No entanto, para a confecção de uma jóia, obra de arte ou utilitário é necessário o acréscimo de ligas metálicas, para adicionar dureza e resistência à tração. A adição dessas ligas aos metais nobres provoca a formação desses óxidos.

Uso Prata 950 para a confecção das peças. Isso significa que são formadas por 95% de prata e 5% de ligas metálicas. Esta pequena porcentagem de liga oxida a superfície das peças, independente de seu uso. Outros fatores que provocam oxidação nos metais são: cloro (presente em produtos domésticos de limpeza), níveis de enxofre e umidade do ar, suor, ácido úrico e adrenalina do usuário das peças. O nível de estresse de uma pessoa pode desencadear e acelerar a oxidação de uma peça. É importante dizer que a oxidação afeta apenas a superfície dos metais e não altera sua qualidade.

Gosto da oxidação e dos desenhos interessantes e inusitados que ela produz, e acabo incorporando isso em meu trabalho de joalheria. Mesmo assim, deixo aqui algumas dicas para manutenção e limpeza de jóias em prata, com produtos caseiros.

- Para retardar o processo de oxidação, manter as jóias sempre limpas e secas, em local seco e ao abrigo da luz. Um saquinho de sílica ajuda a tirar a umidade do ambiente.

- Aplicar pasta de dente branca e esfregar com escova de dente ou uma esponja macia (dependendo do acabamento da peça, isto é, esponja para peças polidas e escova de dente para acabamentos foscos com fresas), enxaguando e repetindo a operação até a retirada da mancha. Lavar e secar bem com uma flanela macia.

- Existem produtos em supermercados para desoxidar e polir pratarias, formados por substâncias alcalinas. É só aplicar o produto, deixar secar e retirá-lo com uma flanela macia, aplicando leve pressão até a retirada total do produto.

- Deixar as peças de molho em uma solução de meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, por duas horas. Retirar e secar com um pano seco e macio.

- Mergulhar as peças em água fervente com lascas de sabão de côco. Secar com pano macio, continuando o polimento.